quinta-feira, 30 de agosto de 2007

BRASÁLIA 2

Itapevi,30 de agosto de 2007


Itapevi, 5/5/2001

Continuando a história da nossa aldeia, vamos conhecer mais alguns personagens, importantes ou não:

ALCONIMIMXYZ (ALCONIMIMSIQUIS) – Herdeiro político do chefe COVASXYZ (falecido há pouco tempo), tenta há dois meses convencer o povo e até os seus auxiliares de que está acordado e trabalhando, porém sem sucesso. Trabalhou muito tempo como curandeiro e parece que ingeriu acidentalmente alguma poção que provoca sono;

Há também, é claro, habitantes que não estão satisfeitos com os rumos dados à aldeia e se concentram em grupos chamados de oposição. Há vários deles em fase de dissolução e outros aparentemente em crescimento.
BRIZOLAXYZ (BRIZOLASIQUIS) – Pertence ao Conselho dos Anciãos.
Já fez parte do grupo de chefia logo após a descoberta da aldeia no início de sua carreira. Continua defendendo idéias ultrapassadas, apesar de ter algumas boas idéias não aproveitadas pelos “gênios” que auxiliam FHCXYZ;

LULAXYZ (LULASIQUIS) – Principal figura da oposição em Brasália, oriundo do povo, trabalhou um pouco ninguém sabe onde e está desempregado há mais de 25 anos. Ninguém sabe como ele consegue viver após tanto tempo de desemprego. É um dos candidatos ao lugar de FHCXYZ;

SUPLICYXYZ (SUPLICYQUIS) – Oriundo da Classe Dominante da Aldeia, também é figura importante no Senatorxyz. Costuma freqüentar a Pizzaria Planaltoxys (local onde se confeccionam pizzas – espécie de comida criada pelos invasores romanos). Até há pouco tempo era casado com MARTAXYZ (MARTASIQUIS) administradora de uma pequena região chamada Paulicéia;

MARTAXYZ – Além de ser ex-mulher de Suplicyxyz, pouco há a acrescentar ao seu currículo. Vive deslumbrada e não consegue fazer nada de positivo;

SUPLAXYZ (SUPLASIQUIS) – O BARDO – fruto do casamento anteriormente citado, é uma espécie de quase cantor, pseudocompositor e projeto de ator que não consegue achar o seu elo com o mundo.

Aguarde o próximo número onde irei apresentar comentários sobre o povo, seus gostos, alegrias e aflições.

Ricardo Melhem Abdo

domingo, 26 de agosto de 2007

A LUZ E O TÚNEL

Itapevi, 26 de agosto de 2007

Algumas pessoas podem estar estranhando porque fiquei calado durante os últimos cinco anos.
Acontece que desde a primeira eleição do sr. Lulalá - hoje mais conhecido como "sr. Não Sei" -
decidi dar um tempo para ver aonde poderíamos chegar com a troca de FHC pelo auto-proclamado salvador da Pátria (uma espécie de Robin Hood tupiniquim). Afinal de contas sou um cristão e a religião nos ensina que devemos confiar nas pessoas.
Embora não lhe tenha dado o meu voto na urna, dei-lhe um voto de confiança.
Após assistir à transformação em atos e palavras do referido cidadão - que hoje está mais para
Ali Baba e os 40 (ou seriam 400,ou 4000,ou...) ladrões - decidi voltar a escrever pois após quatroanos e meio de desgoverno acabaram-se as esperanças e aumentou o medo.
O pior é que as oposições não nos oferecem alternativas confiáveis então a "coisa" fica mais
complicada ainda.
Talvez a grande solução para o Brasil seja Eu. Mas aí há uma outra dificuldade: teríamos que fundar um novo Partido Político porque não consigo ver-me em nenhum dos existentes.
O que existe de certo é que temos que fazer alguma coisa porque o pessoal que aí está em vez de mostrar a "luz no fim do túnel" sumiu com o túnel.

Ricardo Melhem Abdo

sábado, 25 de agosto de 2007

O Ataque do "Leão"

Itapevi, 19/3/2001


Está chegando a hora de enfrentar o “Leão” (antes fosse o Emerson) e as armadilhas burocráticas dos seus “domadores”.
As tabelas não foram corrigidas novamente (já são 6 anos) , a dedução por dependente é ridícula (com tal valor não dá para sustentar um periquito), a dedução por mensalidade escolar é até engraçada (geralmente em 3 meses paga-se o valor estipulado para o ano todo).
Gostaria de saber se o sr. Everardo Maciel (e os seus antecessores) tem filhos em idade escolar, onde costuma fazer compras , quanto gasta para sustentar seus dependentes, quem paga as suas contas de luz, água e telefone e se ele é isento.
É chegada a hora de nós nos unirmos contra a cobrança desse e de outros impostos tão ou mais indecentes que esse.
Não se trata absolutamente de pregar a desobediência civil , só acho que precisamos de uma defesa contra mais essa violência.
Já que os impostos não retornam em forma de serviços dignos (Saúde, Educação, Alimentação, Emprego, Segurança, Estradas), vamos deixar de pagar!!!


Ricardo Melhem Abdo

Brasália

Itapevi, 25-8-2007

Este texto faz parte de uma História do Brasil, segundo a minha visão, que comecei a escrever em 2001 e depois, nos últimos 4 anos de escuridão que se abateram sobre nós resolvi dar um tempo ao tempo, que tudo conserta, para ver até onde poderíamos agüentar. Não preciso dizer que, em vez de aparecer a "luz no fim do tunel", roubaram o túnel.
Decidi, então, voltar a escrever a nossa história.



Itapevi, 5/5/2001


Imaginemos, para facilidade didática, uma Aldeia Indígena localizada na América do Sul e cercada por várias hordas de Romericanos (uma espécie de mistura entre Imperadores Romanos e Invasores Americanos) e pelo Oceano Atlântico.
Já que imaginar ainda não paga imposto por aqui, vamos continuar o nosso exercício enumerando alguns personagens dessa Aldeia chamada Brasália:

FHCXYZ (EFEAGACIQUIS) – Poderoso chefe da aldeia, tenta há seis anos e pouco (e está conseguindo) convencer o povo de que a vida melhorou para todos, a aldeia está mais forte, etc., enquanto na realidade está aos poucos vendendo a aldeia aos inimigos Romericanos. As fábricas de tambores utilizados nas comunicações, por exemplo, já estão nas mãos dos invasores, o mesmo acontecendo com as fábricas de velas (já se fala até em falta de iluminação na aldeia);

JOSÉ SERRAXYZ (SERRACIQUIS) – O Druida – espécie de feiticeiro dono de receitas poderosas que aparentemente vão melhorar a saúde do povo mas servem basicamente ao seu propósito de tomar o lugar de FHCXYZ no próximo Conselho Tribal;

ACMXYZ (ACEEMIQUIS) – Elemento oriundo do povo, quando era criança caiu dentro do tacho de uma das poções de Serraxyz e tornou-se indestrutível (ou quase). Chegou a Presidente do Senatorxyz (espécie de Circo Romano onde os seus componentes divertem-se às custas dos que estão aqui fora e usam aquele nariz de bola vermelho) mas foi traído por utilizar um “galho de Arruda” (planta que segundo a crendice popular dá sorte) e hoje está quase perdendo a sua fôrça;

IDEIAFIXYZ – Ainda não identifiquei quem representará o fiel cãozinho de ACMXYZ mas confesso que há vários candidatos;

MALANXYZ (MALANIQUIS)– é o dono do cofre da aldeia. Recebe as ordens do FMIXYZ (espécie de cooperativa de agiotas internacionais) e as repassa a FHCXYZ que obedece cegamente mas diz ao povo que foi tudo idéia sua e será bom para a aldeia;
Como esta história é longa, tentarei conta-la em capítulos mensais ou em
Edição extraordinária sempre que houver um fato relevante, o que indica que provavelmente teremos muitas edições extraordinárias.
O segundo passo, mais ambicioso, será a criação de uma revista em quadrinhos se eu conseguir alguém do ramo para fazer os desenhos.


Ricardo Melhem Abdo

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Futebol, "Ténicos" e Imprensa "Especializada"

Após uma longa novela e muitos comentários negativos dos "especialistas" sobre os 2 jogadores que esnobaram a seleção e preferiram as férias a jogar a importantíssima Copa América e apoiaram a atitude do "ténico" que deixou Kaka e Ronaldo no banco, foi muito engraçado ver nos jornais de hoje os comentários de que no segundo tempo, após a entrada dos dois, " a seleção começou a jogar futebol"e venceu a poderosíssima Argélia. Só faltou dizerem que foi uma "goleada".Confesso que não assisti ao jogo, porque afinal alguém tem que trabalhar neste país,portanto não sei o que os "especialistas" da TV comentaram mas não pode fugir muito daquilo que se vê nos jornais.Mais uma vez fica provado que quem tem competência faz a diferença.Finalizando, deixo um abraço para os amigos e vaias para o "ténico", os "especialistas" e o Lulalá também!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 18 de agosto de 2007

FÉ PÚBLICA

Li nos jornais de ontem que algumas ONGS que haviam sido avalizadas por deputados e vereadores junto ao Ministério (ou seria Mistério?) da Educação (ou da falta de) e receberam verbas para promoverem alfabetização e qualificação de trabalhadores, inclusive algumas ligadas a Centrais Sindicais (ou seria sentrais çindicais?) não deram as devidas aulas e nem criaram as turmas havendo portanto um desvio de dinheiro público (no popular, mais um "rombo").O Jornal da Tarde já vem denunciando esse caso há algum tempo.Li também que o referido aval é uma exigencia do MEC que, para liberar as verbas exige que as ONGS apresentem uma assinatura de pessoas de "FÉ PÚBLICA".
PERGUNTO: DESDE QUANDO POLÍTICO BRASILEIRO TEM OU MERECE FÉ PÚBLICA????
Se alguém tiver uma resposta convincente, estou aguardando.
O PAÍS DO NÃO SEI

Há algum tempo um amigo de um dos meus filhos apelidou o lugar onde moramos(uma chácara afastada do centro de Itapevi) de "Terra do Nunca", numa clara alusão à história de Peter Pan.
Baseado no mesmo princípio, poderia dizer que o Brasil é o "País do não Sei" em que o governante, que muito lembra em suas atitudes a Rainha de Copas de "Alice no País das Maravilhas", continua não sabendo das coisas que ocorrem à sua volta.
Desde o primeiro caso ocorrido na sala ao lado (o do Waldomiro), passando por mensalão e mensaleiros, sanguessugas, dossiê contra os tucanos e, após a reeleição, aos erros nas contas de campanha rejeitadas pelo TSE (mas que serão devidamente maquiadas), ele continua a não saber de nada.
Baseada talvez no mesmo princípio a nossa Justiça nos oferece uma outra "pérola": Leio no Jornal da Tarde -"Condenada por roubar manteiga",idade, 19 anos, 4 anos de prisão. Logo ao lado encontramos outra notícia: babá, 19 anos, tortura a criança de 1 ano e alguns meses e portadora de Síndrome de Down, 2 anos de prisão. Será a terra do nunca?
Encerro esta carta agora porque estou com medo de ser condenado à morte.


Ricardo Melhem Abdo

terça-feira, 14 de agosto de 2007

PIZZAS

Itapevi, 14 de agosto de 2007

O Jornal da Tarde de hoje traz, na primeira página, mais uma notícia assustadora: está em preparo na Pizzaria do Congresso Nacional um novo trem da alegria que deverá beneficiar 260.000 parentes, amigos, parentes de amigos e amigos de parentes que "trabalham" em empresas estatais e na esfera federal e que lá estão como convidados - provàvelmente pelo seu saber e competencia espetaculares - e não por apadrinhamento. Algo semelhante ao que acontece com a diretoria da ANAC composta por pessoas que certamente estariam na NASA se fossem americanos.
O pior dessa história é que nós já sabemos quem vai pagar a conta e como!
Mas não fiquem tristes pois nada é tão ruim que não possa ser piorado e eles, ou os próximos (des)governantes nomearão mais uns 200.000 que depois serão também efetivados.
Eles vão acabar conseguindo provocar uma Revolução de Verdade.
Para terminar, um alerta ao Presidente da Câmara dr. Arlindo Chinaglia: Honre o seu Diploma de Médico e cuide do honrado sobrenome da sua família pois não gostaria de ve-lo utilizado como trocadilho.

Ricardo M. Abdo

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Legal, Ilegal e "O Legal"

Itapevi,9 de agosto de 2007

Uma das notícias mais comentadas do dia 7 (terça-feira) e estampada na primeira página dos jornais nos dá a impressão de que o Brasil está por se tornar um país sério: Um certo senhor - cujo nome não vem ao caso - teve a sua prisão decretada porque, numa entrevista, teria admitido que no seu Hotel existe a chamada "prostituição de luxo", o que é ilegal no Brasil, assim como o jogo.Quase instantaneamente ocorreu-me que há pouco mais de um ano aconteceu em Brasília um caso muiro parecido -em vez de hotel era uma mansão alugada frequentada por ministros e políticos e a mesma "prostituição de luxo" ficou só no lixo e ninguém foi indiciado. Outra notícia "bombástica", esta de ontem, diz respeito à descoberta do Planeta TrES-4 na Constelação de Hércules cujo diâmetro é 19 vezes maior que o da Terra e está a 1435 anos-luz de distância de nós. Quando o sr."não sei" conseguiu entender o que é diâmetro ficou alucinado e já queria implantar a "República Democrática de Garanhuns e Hércules" e nomear o Planeta como PTrES-4 e mandar como missionária e interventora a sra. marta relaxa e gosa suplício.A única dificuldade seria a temperatura média de 1300 graus Celsius mas como eles conseguem relaxar con tudo, quem sabe?

A Respeito de Cancer e Metástases

Itapevi, 3 de agosto de 2007




Em sua última incursão pelos assuntos que desconhece – e eles são inumeráveis- o senhor Lulala resolveu classificar o caos aéreo nacional como um cancer que o paciente tem mas só descobre quando aparece uma metástase.
Apesar de mais uma vez admitir que não sabia de um problema importante que assola o país que ele deveria estar administrando- e já perdi a conta das coisas que ele não sabe ou não sabia- agora foi lançada uma luz que talvez não resolva o problema mas clareia um pouco o ambiente.
Como médico formado há 37 anos tenho o diagnóstico perfeito para o Brasil de hoje:
O Cancer “senhor não sei” é o senhor mesmo e as metástases são as várias quadrilhas que o acompanham desde os tempos de Sindicato e outras mais recentes.
O tratamento é simples: extirpar o tumor e as metástases!
Difícil é a massa ignorante tomar a atitude correta!