segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

53- REFLEXÕES SOBRE A MEDICINA E O SEU ENSINO

Muito se falou, nos últimos dias, sobre os resultados de exames realizados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo com os alunos que estão chegando ao final do curso de Medicina.
Muita gente competente já se manifestou sobre o assunto mas, como estamos no Brasil, quero dar a minha opinião.
O início dos problemas é antigo.
Sou médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1970, ou seja, há 39 anos.
Quando iniciei o Curso, em 1965, tínhamos no Estado de São Paulo 6 (seis) Faculdades de Medicina e à época da formatura, seis anos depois, já eram 18 (dezoito). Isso quer dizer que o número de Faculdades triplicou em 6 anos e, òbviamente, não tínhamos Docentes suficientes para tudo isso.

Desde então, o número de Faculdades em todo o Brasil cresceu vertiginosamente o que faz com que a qualidade caia mais ainda.

Somado a isso, podemos dizer que o nosso sistema de ensino não ensina nada a ninguém!

Baseados em que tipo de milagre devemos esperar que um aluno que termina o Ensino Médio semi-alfabetizado e sem condições de interpretar um texto aprenda Medicina em Faculdades sem mínimas condições para o ensino?
Já vi alguns milagres acontecerem nesse 39 anos de Medicina, mas esses quem faz é Deus!

No ensino não existem milagres!

Vivemos no País dos Números, Leis e Estatísticas então temos que repetir que "nunca antes neste país" se ensinou tão mal a tantos, "nunca antes neste país" tivemos tantas Leis que ninguém respeita, "nunca antes neste país" as estatísticas foram tão mentirosas, etc...




Ricardo Melhem Abdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário