segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O ESCÂNDALO DA EDUCAÇÃO

Itapevi, 6 de dezembro de 2007


Esta semana a nação ficou escandalizada com a divulgação da péssima colocação dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).
O Ministro, os Secretários Estaduais, Municipais, e outras tantas “otoridades” e mais a mídia ficaram escandalizados com os números apresentados e que nos colocam em 54º lugar ou coisa parecida, como se não fosse sabido há muito que o nosso ensino é uma obra de ficção de péssima qualidade.
Esta é uma situaçãoque foi mais anunciada e discutida por alguns “entendidos” e muitos desentendidos do que a queda do Corinthians para a série B.
Não podemos, neste caso, culpar o sr. Lullalánãosei por mais esse vexame porque há mais culpados inclusive com mais capacidade, gabarito e escolaridade mas que não conseguiram – ou talvez nem tenham tentado – solucionar o problema.
Agora aparecem os “donos da verdade” para culparem os professores, os alunos, os Diretores de Escolas e quiçá Deus, que teria deixado de ser brasileiro.
O fato é que estamos vivendo num país onde nada que é certo tem seu valor reconhecido. Aqui o que vale é “levar vantagem”, passar os outros para trás, ganhar dinheiro fácil mesmo que desonesto e é isso que os nossos jovens estão aprendendo juntamente com uma alta dose de impunidade que só os incentiva a procurar o caminho mais fácil.
Os nossos valores familiares estão em queda. Amor, religião, moral, nada disso importa neste país. As famílias estão sendo dissolvidas com muita facilidade e os filhos ficam sem rumo definido. Além disso, temos hoje muitas “produções independentes” e muitas adolescentes grávidas e sem condição de se cuidarem; como cuidar de filhos?
Entremeando todas essas situações temos o caso do sr. Renan Calheiros que mais uma vez foi absolvido pelos seus colegas (ou seriam comparsas?) e mais a votação da CPMF que toma todo o tempo e o fôlego do Presidente e cujo final nós também conhecemos.
O problema da nossa Educação (ou falta de) é influenciado por uma série de fatores, como citado acima. Não se resolve o problema só com aumento de salário ou penalizando mais o aluno.
Todos temos que participar da solução, partindo dos pais, que são em teoria os maiores interessados no bom encaminhamento de seus filhos, passando pelos mestres (pois sem eles nada se resolve), pelos próprios alunos (que estão funcionando como massa de manobra para a corrupção e o tráfico) e aí vem a parte mais difícil: as nossas “otoridades”.
Vamos cuidar deste país enquanto há tempo!!!!!!!!!!!!!!!!


Ricardo Melhem Abdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário